Na semana da Fashion Revolution, que aconteceu de 22 a 29 de Abril, tive a oportunidade de conversar com crianças de 7 e 8 anos sobre as roupas que vestimos, a produção e o consumo excessivos e a consequente poluição têxtil. É um problema gigante e complexo, mas na minha opinião, tão importante de se abordar, discutir e pensar com as crianças.
‘De onde vêm as nossas roupas? Como e onde são feitas? E para onde vão, quando deixamos de as usar? O que podemos fazer para evitar que tantas roupas acabem nos aterros?’
Depois utilizámos tiras de tecidos, (restos de projectos de costura, roupa de cama antiga e outras peças em fim de vida) e criámos a nossa própria peça tecida. Uma introdução ao processo de tecelagem, que está na base de muitas das roupas que usamos. Pegar no que, à partida, seria descartado e inventar algo de novo. Circular. Um projecto para continuar e que bom poder ter partilhado ideias e aprendido tanto com este grupo.
Fashion Revolution Manifesto Point 7:
“Fashion never unnecessarily destroys or discards but mindfully redesigns and recuperates in a circular way.
Fashion is repaired, reused, recycled and upcycled. Our wardrobes and landfills do not overflow with clothes that are coveted but not cherished, bought but not kept.”
#fashionrevolutionweek #fashionrevolution #textilewaste
@fash_rev @fash_revportugal




